terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A ARVORE QUE DAVA DINHEIRO - DOMINGOS PELLEGRINI


Olá pessoal o livro escolhido para inaugurar este desafio foi A ARVORE QUE DAVA DINHEIRO, ele é um livro nacional do autor Domingos Pellegrini voltado para área Infanto- Juvenil, é da Editora Ática, tem apenas 104 páginas, um livro bem fininho, possui um leitura bem gostosa e fácil de ler, eu tinha ele desde do tempo de escola, estava lá paradinho na minha estante então resolvi pegá-lo para ler para esse desafio.
SINOPSE: Não sei se todas as edições desse livro tem a mesma sinopse, como meu bem antigo do ano 1991, Puxa! era só o que faltava: uma arvore que dava dinheiro! Vocês não imaginam a confusão que ela vai provocar nesta cidadezinha aí. De repente, todo mundo fica rico e vai poder realizar antiogs sonhos... é, mas será que dinheiro traz felicidade? É o que vamos descobrir nesta história diferente, cheia de surpresas...

Resenha: A história se passa na cidadezinha com nome de FELICIDADE, tudo começa com a morte do homem mais pão-duro da cidade que acaba deixando um testamento que mencionava que o sobrado onde vivia deveria ficar com a preta velha, as outras casas que tinha ficariam com os próprios inquilinos, tendo que pegar a escritura após dois anos ou tudo ficaria com a prefeitura e ainda tinha uma outra condição no testamento que era que eles deveriam plantar três sementes em uma cerimônia pública. Bom as três sementes foram plantadas apenas uma vingou, justamente essa que foi molhada com xixi do cachorro de rua. Ninguém entendia muito bem porque o velho tinha pedido para plantar as sementes e  nem imaginavam que esta que vingou era mágica e que ela viraria uma arvore que desse dinheiro. Em uma certa manhã todos ficaram espantados com o que estavam vendo , bem na frente deles tinha uma arvore que dava dinheiro, eles não pensaram nem duas vezes e começaram a destroçar a pobre arvore, e plantar seus quintais arvores que tinha pegado. Bom todos pensaram que com uma arvore que dava dinheiro essa sua casa tudo estaria resolvido, certo? Mas não foi isso que aconteceu a maioria da população daquela cidade foi tomada pelo dinheiro e pelo consumismo, todos mudaram seu modo de agir tudo por causa do dinheiro, ficaram loucos e ainda mais com a chegada dos turistas na cidade, a situação ainda ficou pior, assim até fazendo modificações no aspecto da cidade. Apenas três pessoas não se deixaram influenciar pelo dinheiro foram eles : o bêbado, a doméstica  e o açougueiro. Certo  momento arvore parou de dar dinheiro, então apareceram os problemas, a população ficou descontrolada, pois os turistas estavam indo embora eles não conseguiriam mais arranjar dinheiro, então culparam arvore,  resolveram avançar com os machados , batiam com raiva  na arvore e chegaram até cuspir em seus troncos pela desgraça que acometeu na cidadezinha.

Podemos com essa história aprender muita coisa  como o ditado já diz:"o dinheiro não traz felicidade", tá certo que com ele pode até ajudar mas sabendo como usá-lo. O autor até menciona que a cegueira da ambição, a ilusão da fortuna fácil modifica as pessoas. Ele criou esta história para mostrar que isto que aconteceu em Felicidade, é algo comum de acontecer com muitas pessoas na vida real: " a febre do dinheiro fácil, essa doença mental da gente, aliás muito em moda no Brasil".


Bom espero que tenho gostado da resenha!
E você já leu algum nacional hoje??
Sim? Qual?

Beijos!!
@ninh@

3 comentários:

O despertar - Diários do vampiro - L. J. Smith

                                                   DESAFIO LITERÁRIO LIVREANDO ( DLL 22)  MÊS:  MARÇO     "Livro do seu gênero favorito...